Spacer_top

Logo Valor Humano

Redes Sociais

Fan Page Valor Humano Valor Humano LinkedIn  Valor Humano Insta

Entre em Contato:

(48)98819-9192

Conselho Regional de Psicologia

CRP 12/0236 - PJ


SUA CARREIRA


Está a procura de uma vaga de trabalho ? leia o texto

 

Confira aqui algumas dicas para melhorar

suas chances de conquistar uma vaga de emprego.

 

Ao longo de vários anos conhecendo empresas e suas demandas, bem como entrevistando pessoas e encaminhando-as para oportunidades de trabalho, podemos afirmar que os recrutadores avaliam muito mais que o currículo ou a experiência profissional dos candidatos às vagas. Nos processos seletivos avaliamos também o comportamento e as atitudes dos pretendentes. Estes critérios se tornam ainda mais importantes para o selecionador diante de semelhanças entre as experiências profissionais dos concorrentes. Nesta hora o que faz a diferença é o desempenho de cada um.

Assim é muito importante que os candidatos que buscam oportunidades no mercado de trabalho estejam cientes que esta busca se inicia desde o momento em que ele toma a decisão de ir à luta. Por isso um treinamento se faz necessário, pois é onde o candidato pode se preparar adequadamente para o processo de busca da vaga. Ter um currículo adequado, saber o que quer, onde buscar a vaga que deseja e saber o que falar em uma entrevista são alguns aspectos fundamentais para o sucesso e alcançar o objetivo final.


Com a intenção ajudar os profissionais que estão enfrentando a árdua tarefa de conquistar uma vaga de trabalho nos dias de hoje, a Valor Humano Consultoria selecionou algumas dicas importantes:

 

  • Decidiu procurar emprego? Deseja trocar de emprego? Então comece sabendo o que você quer e prepare um currículo atualizado e voltado para seu objetivo. Atualize seus dados, como o endereço completo, número de telefone e email por exemplo. Inicie por empresas onde deseja trabalhar, visite os sites destas empresas, procure as consultorias em gestão de pessoas ou agências de emprego, elas podem potencializar sua busca, pois possuem muitos contatos com empresas. Fale com amigos e mostre a sua intenção, eles conhecem outras pessoas e empresas.

 

  • Ao elaborar o currículo evite erros de português. Não coloque gírias, abreviaturas, ou vícios de linguagem como “né”. Revise o currículo quantas vezes for preciso, mostre para outra pessoa ler. Isso também vale para as entrevistas, fale calma e claramente, caso erre, corrija na mesma hora, isso mostra atenção e conhecimento.

 

  • Esta dica pode parecer estranha, mas se você foi chamado para uma entrevista, compareça. Muitos candidatos simplesmente não comparecem as entrevistas agendadas, deixando o recrutador esperando, ou seja, para esta empresa este candidato é carta fora do baralho, inclusive para processos futuros. No caso das agências de emprego esta falha é ainda pior, pois pode lhe fechar várias portas. É claro que imprevistos acontecem, inclusive no dia da tão esperada entrevista. Neste caso avise, tome a iniciativa, procure remarcar o horário, mostre-se interessado na oportunidade. “Não queime seu filme no mercado”.

 

  • Ao ser chamado para uma entrevista evite atrasos, isso não será bom para sua imagem com toda a certeza. O ideal é chegar 10 ou 15 minutos mais cedo. Isso demonstra compromisso, requisito fundamental para os empregadores. No dia de sua entrevista procure se organizar nas tarefas do dia e calcule o tempo necessário para chegar ao local e conte com os imprevistos. Defina como você vai até o local, se informe sobre a região da cidade onde será a entrevista, se há problemas de transito, por exemplo, ou mesmo se vai chover, saia mais cedo se for o caso.

 

  • Prepare sua apresentação pessoal, pois saber se vestir para uma entrevista é fundamental. Muitos candidatos, mesmo aqueles que possuem um bom currículo, perdem boas oportunidades por não se darem conta deste requisito. Não use decotes, calças ou saias muitos justas, ou baixas que mostrem a barriga por exemplo. Muito menos roupas sujas ou amassadas. Não vá com a camisa de seu time de futebol, não é a ocasião adequada para isso. Procure sempre utilizar roupas de cores mais sóbrias como preto, bege, branco ou marrom e use calçados confortáveis, mas não vá de chinelos. Dependendo da vaga almejada pergunte a quem agendar a entrevista sobre o tipo de traje adequado para esta entrevista. Algumas vagas exigem trajes mais formais, então se prepare.

 

  • Uma vez no local da entrevista fique atendo para sua postura corporalO corpo “fala” muito e este é um item bem observado pelos recrutadores. Cuide da forma como senta, evite sentar-se de forma largada na cadeira, ou demonstrando inquietação batendo os pés ou segurando a cabeça com se estivesse cansado ou com tédio. A expressão facial também é importante, não faça carretas ou gestos forçados.

 

  • Durante a espera para ser entrevistado ou em uma dinâmica de grupo ou mesmo em entrevistas coletivas, procure evitar as conversas paralelas, isso demonstra falta de respeito com os demais e o recrutador.

 

 

  • Ao responder as perguntas seja claro e objetivo, fale o necessário e destaque suas competências para ocupar a vaga e informe como pode contribuir caso seja o selecionado. Jamais fale mal sobre as pessoas ou empresas em que trabalhou anteriormente, isso demonstra falta de ética.

 

  • Ao apresentar suas experiências e formação profissional, seja no currículo ou pessoalmente na entrevista, jamais invente informações. Os dados podem ser conferidos comprometendo o processo seletivo do candidato ou até mesmo finalizando uma eventual contratação. Lembre-se, caso não tenha todos os conhecimentos solicitados, mostre-se interessado em aprender.

 

10- Vá preparado para entrevista, procure conhecer a empresa contratante e as funções solicitadas. Deixe o entrevistador conduzir a entrevista, não pergunte sobre salários e benefícios logo no inicio da entrevista, deixe mais para o final e então pergunte, caso não seja apresentado para você. Não saia da entrevista com dúvidas.

 

11- Muitos processos seletivos incluem uma dinâmica de grupo como parte da avaliação dos candidatos. Procure ser participativo em todas as atividades. Mostre que você sabe trabalhar em grupo e têm capacidade de compreender os outros. Portanto, cuide para não impor as suas idéias, falar demais e não deixar o outro falar, fazer críticas constantes aos demais, dar gargalhadas ou fazer piadas.

 

Estas são algumas dicas bem básicas mais muito importantes no momento de buscar uma vaga de emprego. Sabendo disto, a Valor Humano Consultoria desenvolveu um atendimento especial para quem esta nesta situação. Preparamos o seu currículo e realizamos um treinamento para entrevista. Você vai vivenciar todas estas dicas e muito mais.

 

Veja no site os serviços oferecidos para os candidatos.

 

Autoria: Valor Humano Consultoria

**** Todos os artigos sua carreira ****

  07 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
   
  SEIS DICAS PARA MULHERES ALCANÇAREM A LIDERANÇA
   
  O que o Coaching pode fazer por você e sua carreira
   
  PLANO DE CARREIRA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
   
  SE VOCÊ NÃO TEM EXPERIÊNCIA DE TRABALHO NA ÁREA QUE GOSTARIA, LEIA ESTA MATÉRIA
   
  Está a procura de uma vaga de trabalho ? leia o texto
   
  Sabe qual é o seu talento? 4 dicas vão ajudá-lo a encontrar a resposta
   
  Quais as habilidades mais valorizadas pelos recrutadores para quem busca sucesso profissional.
   
  A importância das relações saudáveis no ambiente de trabalho
   
  Dicas para se relacionar bem no ambiente de trabalho