Spacer_top
Logo Valor Humano
Selo Valor Humano

Redes Sociais

Fan Page Valor Humano Valor Humano LinkedIn

Entre em Contato:

Telefone Contato

(48)3028-7592

Conselho Regional de Psicologia

Registro CRP Valor Humano


SUA CARREIRA


SE VOCÊ NÃO TEM EXPERIÊNCIA DE TRABALHO NA ÁREA QUE GOSTARIA, LEIA ESTA MATÉRIA

COMO MUDAR DE EMPREGO SE NÃO TEM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA QUE GOSTARIA DE ATUAR ?

 

Esta é uma dúvida de muitos trabalhadores, jovens ou maduros, que estão colocados no mercado de trabalho, mas não estão satisfeitos com o que fazem atualmente e querem mudar de área.  Principalmente se considerarmos os tempos de poucas ofertas de trabalho, como os atuais. Uma mudança de trabalho exige muita segurança e confiança em si e em suas habilidades. Porém a maioria das pessoas não conhece o seu potencial e sua qualificação para promover uma transferência.

Se você está nesta situação saiba que o primeiro passo é conhecer bem suas habilidades, para isso uma dica é listar em uma folha de papel seus conhecimentos em informática, os programas que domina, agilidade em digitação, redes sociais, design, etc. Se não sabe computação faça cursos, aprimore-se. Também é importante identificar suas habilidades de comunicação e de resolução de problemas, isso é muito importante para a maioria das atividades. Caso tenha liderança, goste e saiba trabalhar em grupo, liste estes talentos, faz toda a diferença nos dias de hoje. Se você já tem experiência de empregos anteriores, mesmo que temporários, não se esqueça de listar as habilidades já adquiridas. Por fim, seja criativo e mostre ao seu novo empregador como estas habilidades podem ser transferidas para uma nova função.

Outro passo importante é identificar suas conquistas. Pode ser de melhor aluno, vendedor do ano, funcionário destaque do mês, isso mostra dedicação e chama a atenção dos empregadores. Caso você almeje um novo trabalho onde a criatividade é essencial, como design de interiores, por exemplo, faça um portfólio, documente seu projeto. Busque experiência fazendo gratuitamente para amigos e familiares.

Fazer um currículo bem elaborado e voltado para a nova área é um passo necessário. Aqui vai uma dica, enfatize suas habilidades e não as experiências profissionais de forma cronológica, como na maioria dos currículos.  Certifique-se de que as qualificações que você escolher para o seu currículo sejam atividades requisitadas. Abra um espaço para mostrar a sua formação profissional e os treinamentos que realizou. Informe os títulos que recebeu, gerente, encarregado, auxiliar, etc. Não se esqueça de seus dados pessoais, coloque todas as informações de contato. Destaque seu objetivo no topo de forma clara e objetiva, em no máximo em duas linhas.

 

 Quando se deseja mudar de área de trabalho um passo interessante é se voluntariar. Pesquise uma empresa ou indústria que gostaria de trabalhar e candidate-se a estágio não remunerado por exemplo. Se não for possível estágio, você pode se voluntariar para trabalhos no período da noite ou finais de semana. Peça para conhecer diferentes setores e funções. Isso ajuda a ganhar conhecimento e saber se é o campo que realmente deseja atuar.

 

Por último, aperfeiçoe sua forma de buscar emprego. Você pode procurar agências de emprego ou consultorias em RH de sua cidade, como a Valor Humano Consultoria, isso potencializa a sua busca. Visite sites de emprego e faça seu cadastro. Consulte as vaga abertas e foque naquelas que exigem pouca ou nenhuma experiência na função. Crie uma rede de contatos com amigos, eles podem não te oferecer o emprego, mas podem lhe indicar uma entrevista. Aceite propostas de meio período, muitas vezes é a porta de entrada. Sugira uma entrevista e vá com confiança e nunca diga que não tem experiência. As experiências adquiridas em outras áreas e empregos contam muito como experiência para novas funções.

 

Ciente disso vá a luta, lhe desejamos todo sucesso possível.

 

Autoria : Valor Humano Consultoria

 

**** Todos os artigos sua carreira ****

  07 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
   
  SEIS DICAS PARA MULHERES ALCANÇAREM A LIDERANÇA
   
  O que o Coaching pode fazer por você e sua carreira
   
  PLANO DE CARREIRA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
   
  SE VOCÊ NÃO TEM EXPERIÊNCIA DE TRABALHO NA ÁREA QUE GOSTARIA, LEIA ESTA MATÉRIA
   
  Está a procura de uma vaga de trabalho ? leia o texto
   
  Sabe qual é o seu talento? 4 dicas vão ajudá-lo a encontrar a resposta
   
  Quais as habilidades mais valorizadas pelos recrutadores para quem busca sucesso profissional.
   
  A importância das relações saudáveis no ambiente de trabalho
   
  Dicas para se relacionar bem no ambiente de trabalho