Spacer_top

Logo Valor Humano

Redes Sociais

Fan Page Valor Humano Valor Humano LinkedIn  Valor Humano Insta

Entre em Contato:

(48)98819-9192

Conselho Regional de Psicologia

CRP 12/0236 - PJ


SUA CARREIRA


A importância das relações saudáveis no ambiente de trabalho

Você sabia que equipes de trabalho onde seus membros se relacionam bem apresentam menores índices de acidente? É verdade, pois estes grupos praticam um cuidado mútuo e não se deixam levar por distrações ou provocações sem importância.  A qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho colabora diretamente para a produtividade e o bem estar durante a realização das tarefas diárias. Saiba mais sobre este assunto tão importante que nos afeta diretamente e entenda que desenvolver uma atitude positiva frente aos desafios minimiza os conflitos, o stress e evita doenças e acidentes de trabalho.

O homem é um ser social, por isso vive em grupos, os quais dependem da vida que leva. A interação em qualquer ambiente que seja, nasce da aceitação, desprendimento e acolhimento, e no mundo atribulado em que vivemos às vezes não percebemos e não nos damos conta disto. O mundo virtual esta hoje muito presente e já faz parte de nossas vidas e com eles as redes sociais. No mundo do trabalho tudo funciona hoje em equipe, onde o relacionamento interpessoal é vital.
Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, sem resistência ou sem defesa, sendo a base da integração.
O relacionamento interpessoal envolve o conhecimento de relações internas do próprio “eu”, como por exemplo, o autoconhecimento de sentimentos, as respostas emocionais, a auto reflexão, o processo de pensamento e outros fatores que podem mexer com a gente.


Passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho (8 a 10 hs do nosso dia) do que em nosso lar, e ainda assim não nos damos conta de como é importante estar em um ambiente com bem estar e integrado, e o quanto isto depende de cada um de nós.
Relacionamento Interpessoal é a maneira pela qual o individuo percebe a necessidade do outro e sabe como lidar com essa necessidade, buscando sempre  uma convivência saudável para ambos.


Onde ao longo de nossa vida profissional ou carreira, assumiremos muitos papéis, funções e cargos  onde  teremos que nos relacionar- com vários tipos de pessoas e em situações das mais diversas,  e se quisermos ter sucesso e empregabilidade precisaremos nos desenvolver na Competência de Relacionamento Interpessoal.
“Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, saber lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e à exigência da situação.“ (Fela Moscovici, 2002)

Essa competência tem sido bastante valorizada atualmente, pois pessoas que apresentam essa aptidão conseguem desenvolver relacionamentos interpessoais mais produtivos, com isso conseguem trabalhar melhor em equipe.


 Para que todas as competências mais desejadas pelas organizações, estejam presentes no Bom profissional são elas: Superação; Comunicação; Desenvolvimento; Empowerment; Flexibilidade a Mudanças; Liderança de Equipe; Negociação; Mediação; Orientação para Clientes; Orientação para Resultados; Visão Estratégica e Trabalho em Equipe, a competência a mais importante a ser desenvolvida:  É O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
“Quando desconhecemos o que realmente somos, o que sentimos e como reagimos, corremos o risco de causar estragos em todos aqueles que nos são próximos e, inclusive em nós mesmos…”.

Todas as relações humanas envolvem comportamentos, sejam eles adequados ou inadequados. Na verdade, relacionamento envolve sentimentos e emoções, melhor ainda seria dizer que todo contato da pessoa com a realidade envolve sentimentos e emoções,
Ai que entra o Psicólogo, orientando, trabalhando a gestão de clima e de equipe, visando dar condições para que o Relacionamento Interpessoal aconteça.
Pois o bom relacionamento interpessoal começa quando procuramos entender o relacionamento da pessoa com o seu próprio mundo e consigo mesmo, estar bem consigo é uma das principais questões.

Depois sabemos que todos os sentimentos, emoções e comportamentos que experimentamos ao contatar a realidade – seja dos fatos ou das pessoas – são consequências diretas dos valores que atribuímos a essa realidade. Todos os valores diferentes que as outras pessoas atribuem à uma mesma realidade são os responsáveis pela construção de suas próprias realidades, onde cada um vive a sua realidade.

Para a obtenção de uma situação de harmonia entre o indivíduo e seu meio e, principalmente entre ele e si próprio, é necessário vontade, ou o querer ser, é desejar verdadeiramente optar pela mudança, mas isso precisa ser realmente o que se quer.

Novamente citamos a importância do Psicólogo nas organizações, para trabalhar as pessoas, visando propiciar o bem esta, o bom clima o que propicia as condições para o Desenvolvimento do Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho.

Referência Bibliográfica: Moscovici, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo – RiodeJaneiro:JoséOlympio,2002.

Raphael Di Lascio
Psicólogo CRP08/0967

**** Todos os artigos sua carreira ****

  07 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
   
  SEIS DICAS PARA MULHERES ALCANÇAREM A LIDERANÇA
   
  O que o Coaching pode fazer por você e sua carreira
   
  PLANO DE CARREIRA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
   
  SE VOCÊ NÃO TEM EXPERIÊNCIA DE TRABALHO NA ÁREA QUE GOSTARIA, LEIA ESTA MATÉRIA
   
  Está a procura de uma vaga de trabalho ? leia o texto
   
  Sabe qual é o seu talento? 4 dicas vão ajudá-lo a encontrar a resposta
   
  Quais as habilidades mais valorizadas pelos recrutadores para quem busca sucesso profissional.
   
  A importância das relações saudáveis no ambiente de trabalho
   
  Dicas para se relacionar bem no ambiente de trabalho