Spacer_top

Logo Valor Humano

Redes Sociais

Fan Page Valor Humano Valor Humano LinkedIn  Valor Humano Insta

Entre em Contato:

(48)98819-9192

Conselho Regional de Psicologia

CRP 12/0236 - PJ


SUA CARREIRA


PLANO DE CARREIRA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL

 

 

Estabelecer metas e objetivos é uma forma de pensar no crescimento da sua carreira e visar um futuro de sucesso dentro de um negócio, empresa ou corporação. Podemos dizer – e isso está cada vez mais claro – que as mudanças no mercado de trabalho também alteraram os interesses e as ambições dos colaboradores dentro de uma organização. Se antigamente as pessoas passavam a vida toda trabalhando em um mesmo emprego, hoje em dia os novos profissionais desejam atuar em empresas que permitam chances de crescimento e aprendizado contínuos (muitas vezes, apenas ter um salário bom não é atrativo para o funcionário).

Além de buscar oportunidades em empresas que ofereçam um bom salário e oportunidades de exercitar suas competências, os profissionais também desejam trabalhar em organizações que ofereçam perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional, pessoal e financeiro. Para alinhar os interesses de um colaborador com as competências que a empresa espera dele, uma estratégia adotada por ambas as partes é fazer um plano de carreira.

O plano de carreira é definido como um conjunto de ações que um profissional deve tomar em conjunto com a sua empresa para estabelecer formas sistemáticas para alcançar seus objetivos profissionais. Nesse sentido, tanto o profissional quanto a empresa terão vantagens, benefícios e trabalharão juntos para um crescimento mútuo.

PLANO DE CARREIRA

O plano de carreira é um conjunto de ações relacionadas à vida profissional que você deve criar, em conjunto com sua empresa, para identificar onde você está no momento, aonde você quer chegar e o que a empresa na qual você está trabalhando atualmente pode fazer por você.

Identifique:

  • Em qual momento da sua carreira você se encontra?
  • Quais são seus objetivos profissionais em curto, médio e longo prazo?
  • Quais são os passos necessários para você alcançar seus sonhos ou um cargo que você almeja?
  • Quais são as habilidades e competências exigidas para seu crescimento?
  • A empresa que você trabalha atualmente pode te oferecer uma perspectiva de crescimento e oportunidades de cargos melhores?

Nesse sentido, o planejamento de carreira é um passo importante para o desenvolvimento profissional. Tendo metas definidas, o colaborador saberá exatamente o que deverá fazer para alcançar seus objetivos e se manterá motivado por saber quais posições ele pode conseguir dentro da empresa em que trabalha.

Em relação ao trabalho realizado na empresa atual, o plano de carreira indica ao profissional quais serão as etapas que ele passará na hierarquia corporativa, quais são as competências esperadas em cada cargo e quanto tempo ele ficará em cada um deles.

A motivação dos colaboradores é outro fator crucial para o bom relacionamento entre as duas partes. Hoje em dia as empresas apresentam uma rotatividade de funcionários cada vez maior, afinal muitos colaboradores não encontram as oportunidades de crescimento que procuram e se deslocam para outra organização que ofereça esse tipo de oportunidade.

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Planejar a carreira é um cuidado que devemos ter logo no início da nossa vida profissional, levando em consideração nossos planejamentos em curto, médio e longo prazo:

  • Curto prazo: Metas e objetivos para o próximo ano;
  • Médio prazo: Metas e objetivos de 1 a 3 anos;
  • Longo prazo: Metas e objetivos de 3 a 5 anos.

O plano de carreira serve para você ter um controle dos seus objetivos. Você deve trabalhar com datas e prazos para conseguir mensurar se você está, de fato, atingindo seus objetivos e se o que está sendo planejando está realmente acontecendo.

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

Além de estabelecer suas metas e saber o caminho que você pretende trilhar em uma empresa, também é importante ter toda a especialização necessária para te deixar apto a receber uma promoção.

No caso de almejar uma promoção dentro da empresa ou desejar um cargo maior, você deve analisar se você tem os pré-requisitos para essa vaga. Quais competências você já tem? Quais competências você precisa desenvolver? Você fazer um curso? Uma especialização? Treinamentos dentro da empresa?

Por exemplo: se você deseja ser um líder, será necessário analisar quais competências e qualidades relacionadas à liderança você já possui. Se você faltando algumas (ou muitas) coisas, você pode começar a se capacitar e fazer cursos, assistir palestras ou realizar treinamentos que te tornarão mais apto para exercer uma nova função. Mas lembre-se: é necessário ser realista e estipular metas alcançáveis.

VANTAGENS PARA A EMPRESA

Uma pesquisa recente realizada pela Catho apontou que aproximadamente 70% das empresas não oferecem plano de carreira aos funcionários. Os funcionários, por sua vez, afirmam que se sentem estagnados e desmotivados por não ter perspectiva de crescimento na organização.

Ao ter um plano de carreira para seus funcionários, a empresa garante a retenção de talentos e terá uma equipe motivada que se empenha na busca por resultados. Dessa maneira, os colaboradores saberão como podem contribuir para o crescimento da empresa e não precisarão buscar por novas oportunidades em outros lugares.

As empresas também terão benefícios como o aumento da produtividade de seus coladores e menorturnover de funcionários – e, consequentemente, menos gastos financeiros com admissões e demissões.

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Uma vez que a empresa oferece um plano de carreira e oportunidades de crescimento para seus funcionários, a gestão de pessoas deve utilizar um plano de cargos e salários. Para que serve isso? O plano de cargos e salários estabelece valores justos e coerentes para a remuneração de cada cargo na hierarquia da empresa, além de normalizar a promoção nos diferentes setores e apresentar as políticas salariais que a organização tem.

Ao adotar este plano, a empresa proporcionará um cenário mais motivador e um espírito mais produtivo para os colaboradores que tem como meta alcançar um cargo e um salário superior. A empresa também evita desequilíbrios salariais ou remunerações incorretas para seus colaboradores – o que, por sua vez, pode levar o trabalhador a requerer seus direitos salariais na justiça futuramente.

                                                                                                          Mauricio Sampaio /  09/10/2015

**** Todos os artigos sua carreira ****

  07 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
   
  SEIS DICAS PARA MULHERES ALCANÇAREM A LIDERANÇA
   
  O que o Coaching pode fazer por você e sua carreira
   
  PLANO DE CARREIRA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
   
  SE VOCÊ NÃO TEM EXPERIÊNCIA DE TRABALHO NA ÁREA QUE GOSTARIA, LEIA ESTA MATÉRIA
   
  Está a procura de uma vaga de trabalho ? leia o texto
   
  Sabe qual é o seu talento? 4 dicas vão ajudá-lo a encontrar a resposta
   
  Quais as habilidades mais valorizadas pelos recrutadores para quem busca sucesso profissional.
   
  A importância das relações saudáveis no ambiente de trabalho
   
  Dicas para se relacionar bem no ambiente de trabalho