Spacer_top

Logo Valor Humano

Redes Sociais

Fan Page Valor Humano Valor Humano LinkedIn  Valor Humano Insta

Entre em Contato:

(48)98819-9192

Conselho Regional de Psicologia

CRP 12/0236 - PJ


SUA CARREIRA


Sabe qual é o seu talento? 4 dicas vão ajudá-lo a encontrar a resposta


Você sabe qual é o seu talento? Alguns trabalhadores podem passar a carreira inteira sem ter certeza da resposta para essa pergunta. Mas, com certeza, descobrir qual é sua habilidade é um passo decisivo para o desenvolvimento profissional.

"As pessoas têm se deixado levar muito pela sociedade, pelo padrão de que precisa ganhar muito dinheiro, ser mais forte do que o outro, competir muito, e acabam esquecendo de olhar para si mesmas, ver qual é seu verdadeiro talento, o que elas gostam de fazer", afirma Luck Trax, coach da Pandora, empresa de treinamento e desenvolvimento profissional.
Para os especialistas consultados pelo UOL, o talento está muito ligado ao desejo. Ou seja, ao trabalhar com algo que gosta de fazer, a chance de ser bom nisso é maior.
"Dificilmente você vai gostar de algo que faz mal. Talvez goste de algo que não faz tão bem, mas isso pode ser um caminho para se aprimorar", diz Marcelo Scharra, da consultoria de gestão Inside.
Assim, segundo os especialistas, descobrir seu talento é um exercício de autoconhecimento. Veja a seguir quatro dicas:

Experimente

O melhor jeito de saber se gosta de algo ou leva jeito para a coisa é a experimentando. Luck Trax usa a própria experiência para exemplificar isso.
Ele conta que tinha o sonho de ser artista e começou a trabalhar aos 16 anos, fazendo produção de bandas. Assim, em contato com esse mercado, experimentou se queria realmente subir no palco e cantar. Foi nessa época também que surgiu o nome artístico (o de registro é Lucas).
"Percebi que a essência de ser artista para mim não era necessariamente subir no palco, mas ser artista em minha atividades. Hoje tenho o palco [como coach]. As pessoas ouvem a mensagem que quero passar. Posso colocar [o lado artístico] em um vídeo ou escrevendo [sobre coaching], por exemplo".

Descubra o que faz com facilidade

Um bom indício para descobrir seu talento é prestar atenção nas atividades que considera fáceis. Pode ser no trabalho ou mesmo as corriqueiras, do dia a dia. Isso vale, principalmente, para tarefas que outros consideram difíceis ou trabalhosas demais.
Se essas atividades não o incomodam tanto ou até mesmo dão prazer, pode estar aí o indício de um talento.

Lembre o que queria fazer quando criança

"O que você quer ser quando crescer?" talvez seja a pergunta mais comum que as crianças ouvem. Para tentar descobrir seu talento, Trax sugere relembrar as respostas que costumava dar. Mesmo que ela seja muita fantasiosa. A ideia é buscar o que essas profissões representam para você, sua essência.
"Quando somos crianças, nossa intenção é pura, sem interferência da sociedade. Sonhamos em ser bombeiro, astronauta", afirma o consultor.
Para ele, é preciso descobrir o que aqueles sonhos infantis representam, mesmo que não os tenha concretizado. "Quem queria ser bombeiro ou veterinário, por exemplo, pode gostar de ajudar as pessoas. Isso pode ser transferido para outra carreira. Seus valores vão estar ligados a isso", diz.

Pratique

Ninguém nasce sabendo e talento não cai do céu. Nesse caso, cabe o clichê de que talento é muito mais transpiração do que inspiração, afirma Luck Trax.
Se descobriu uma atividade que o motiva e tem algum tipo de habilidade para ela, por menor que seja, o treino vai fazer com que aumente a chance de atingir a excelência.

Autoria: Texto retirado do site UOL www.uol.com.br, São Paulo em 17/06/2015
**** Todos os artigos sua carreira ****

  07 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
   
  SEIS DICAS PARA MULHERES ALCANÇAREM A LIDERANÇA
   
  O que o Coaching pode fazer por você e sua carreira
   
  PLANO DE CARREIRA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
   
  SE VOCÊ NÃO TEM EXPERIÊNCIA DE TRABALHO NA ÁREA QUE GOSTARIA, LEIA ESTA MATÉRIA
   
  Está a procura de uma vaga de trabalho ? leia o texto
   
  Sabe qual é o seu talento? 4 dicas vão ajudá-lo a encontrar a resposta
   
  Quais as habilidades mais valorizadas pelos recrutadores para quem busca sucesso profissional.
   
  A importância das relações saudáveis no ambiente de trabalho
   
  Dicas para se relacionar bem no ambiente de trabalho